sábado, 28 de dezembro de 2013

Paulo Ghiraldelli Jr. e a filosofia esquerdista

É bem provável que você já tenha se informado sobre o ocorrido entre o filósofo Paulo Ghiraldelli Jr., professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), e a jornalista Rachel Sheherazade, apresentadora do SBT Brasil. Se ainda não sabe, vai um breve resumo.
O Sr. Ghiraldelli teria desejado (e explico o motivo do 'teria desejado' mais a frente), em seus votos para o ano novo em seu perfil do Facebook, que a Sr.ª Sheherazade fosse estuprada, como pode ser visto na imagem abaixo.
Supostos votos para 2014 do Sr. Ghiraldelli para a Sr.ª Sheherazade.
Fonte: Reprodução/Facebook. 
Após tais mensagens, foi postado no perfil do Sr. Ghiraldelli a seguinte mensagem:
Suposta motivação para tais votos.
Fonte: Reprodução/Facebook.
Então, ao ser questionado pela Sr.ª Sheherazade pelo Twitter, o Sr. Ghiraldelli afirmou que não havia utilizado o seu perfil do Facebook e que a postagem não seria dele.
Resposta do Sr. Ghiraldelli ao tweet da Sr.ª Sheherazade.
Fonte: Reprodução/Twitter.
O que se seguiu foi uma onde de tweets do Sr. Ghiraldelli com várias alegações, hora afirmando que não faz esse tipo de "brincadeira", hora falando que não tinha sido ele, e em alguns tweets pedia de desculpas a Sr.ª Sheherazade, pois era seu nome que estava em pauta, e que ao escrever publicamente deveria arcar com este, por isso reiterava os pedidos de desculpas inúmeras vezes. E em um desses tweets, ele alega que havia sido hackeado.
Sr. Ghiraldelli alegando que havia sido hackeado.
Fonte: Reprodução/Twitter.
Este é um dos motivos que estou escrevendo com o benefício da dúvida pro Sr. Ghiraldelli, mas até que se prove quem escreveu tais posts ele é inocente. E quem tem meios de provar a autoria é a Polícia Civil ou a Polícia Federal, através de seus corpos técnicos especializados em crimes na internet, fato lembrado pela Sr.ª Sheherazade em um de seus tweets sobre o caso. A Sr.ª Sheherazade anúncio publicamente que irá processá-lo e que quem irá julgá-lo será um juiz e não ela. Porém, a denúncia de incitação ao crime, Art. 286 do Código Penal, reproduzido a seguir, deve ser feito pelo Ministério Público (MP) por se tratar de um crime contra a paz pública.
Incitação ao crime
Art. 286 - Incitar, publicamente, a prática de crime:
Pena - detenção, de três a seis meses, ou multa.
Sr.ª Sheherazade bem lembrou ao Sr. Ghiraldelli um "pequeno" detalhe, que algumas pessoas parecem desconhecer ao se pronunciarem diante o ocorrido.
Uma pequena recordação ao Sr. Ghiraldelli.
Fonte: Reprodução/Twitter.
Agora é esperar para ver o que acontecerá sobre o ocorrido. E espero que a Sr.ª Sheherazade não descanse enquanto não ver a Justiça sendo feita, pois alguém cometeu um crime, e este alguém deve ser punido com o rigor da Lei. E caso alguém queira ver mais alguns tweets sobre o caso, podem encontrar vários no blog do Felipe Moura Brasil.

Seriam apenas hackers que gostam de utilizar o perfil do Sr. Ghiraldelli?
Como falei acima, é necessário se encontrar o culpado pela incitação ao crime de estupro contra a Sr.ª Sheherazade, e a alegação do Sr. Ghiraldelli de que teve o perfil hackeado deve ser apurada. Mas vejamos algumas mensagens presentes no perfil do Twitter do Sr. Ghiraldelli (pelo menos estão lá até o momento em que escrevo aqui, nunca se sabe quando estas podem sumir misteriosamente né?), já que este Sr. desativou as suas contas no Facebook, impossibilitando a verificação de mais mensagens carinhosas as pessoas que ele tanto aprecia e admira, não tenho motivos a não acreditar que possa apagar estes tweets.
O Sr. Ghiraldelli alega que não ter motivos para ofender a Sr.ª Sheherazade, mas não parece ser esse o caso do tweet de 28 de março deste ano, reproduzido abaixo. Talvez algum hacker tenha invadido a conta deste Sr. e postado tal mensagem e imagem.
Tweet do Sr. Ghiraldelli de 28 de março de 2013.
Fonte: Reprodução/Twitter.
Em um tweet de 17 de setembro de 2013, o Sr. Ghiraldelli parece exercer seu direito filosófico de extrapolar a liberdade de expressão ao se referir ao Deputado Marco Feliciano. Admito que não sei o motivo de tal mensagem, mas creio que o Sr. Ghiraldelli não recorra a tais brincadeiras né?
Tweet do Sr. Ghiraldelli de 17 de setembro de 2013.
Fonte: Reprodução/Twitter.
Creio que ao procurar no perfil do Twitter deste Sr., talvez fosse possível encontrar mais mensagens afetuosas a estas ou mais pessoas a quem deve admirar né? Admito que não sei quais são as motivações do Sr. Ghiraldelli com tais mensagens, mas que acaba por se mostrar contraditório com a alegação de que não teria motivos para ofender a Sr.ª Sheherazade.
Este Sr. tem todo o direito de discordar de quem quiser, mas deveria se lembrar que existem algumas pequenas regras de conduta, mesmo que impostas pelas Leis deste país. Ou será que existe um grupo de hackers que gosta de invadir seus perfis em redes sociais e divulgar coisas em seu nome? Bem, talvez seja o caso do Sr. Ghiraldelli acionar a Polícia quando suspeitar de crimes contra sua pessoa, talvez lhe poupasse o constrangimento pelo qual está passando. Ou não acredita no trabalho da Polícia e por isso prefira o risco de se acusado por algo que não cometeu?

A filosofia esquerdista
O meu primeiro post neste blog foi sobre o ocorrido entre o Deputado Jean Wyllys e um cidadão comum. Um breve resumo: o Sr. Valmir Cesar enviou uma mensagem ao Dep. Jean Wyllys, que o respondeu, talvez de uma forma não tão digna, chamando o Sr. Valmir de "negro gordo" e alegando que seria burrice ele se opor ao Projeto de Lei (PL) 122, devido a ser integrante de minorias discriminadas no país. Foi acusado de racismo e procurou se defender dos ataques com um pronunciamento através da Carta Capital.
Um caso de racismo seletivo é o que ocorre contra o Ministro Joaquim Barbosa, registrado de forma brilhante pelo Flávio Morgenstern em "O racismo petista contra Joaquim Barbosa no Twitterno Implicante.org. Assim, o que pode-se perceber é que em determinados momentos o racismo parece ser válido contra determinadas pessoas, seja para atacá-las ou para demonstrar como elas fazem parte da minoria que devem ser defendidas pela esquerda.
No caso do Sr. Ghiraldelli, ele também alega defender minorias, o que o impossibilitaria de cometer tal ato bárbaro de incitação ao crime de estupro, e que talvez por praticar tal nobre ato de defender as minorias o estejam atacando.
Seria um ataque ao defensor das minorias?
Fonte: Reprodução/Twitter.
Talvez possa ser uma feminista mais extrem... quer dizer, atuante e que ache que não precisa da ajuda de um homem para atuar a favor das minorias, digo, mulheres e pretende afastar o Sr. Ghiraldelli da mídia, mas que esteja dando errado e o dando cada vez mais popularidade.
Ataques vazios e motivações sombrias...
Fonte: Reprodução/Twitter.
Sinceramente não me atrevo a julgar ninguém, espero que o MP atue de forma exemplar para descobrir o criminoso e busque puni-lo. Mesmo que não fossem pessoas famosas, ou não tão famosas, pois como comentarei mais abaixo, quase não conheço o Sr. Ghiraldelli, mas voltando... é dever do MP buscar o(s) criminoso(s) e levá-lo(s) a Justiça.

O que sei sobre o Sr. Ghiraldelli...
Reconheço que não conheço o trabalho do filósofo Paulo Ghiraldelli Jr., muito menos do professor de filosofia da UFRRJ, o máximo que conheço é o que vi em uma entrevista ao Jô Soares que vi no Youtube, o que li nesta reportagem "Alunos da UFRRJ invadem palestra para protestar contra professor", um detalhe importante sobre esta é que vi o vídeo divulgado pelo Facebook primeiro, depois fui procurar sobre o ocorrido, respostas do filósofo Olavo de Carvalho, sejam pelo perfil deste ou por meio de divulgação de respostas feitas por sítios, como o exemplo a seguir, e o que observei no perfil do Twitter, já que não tive a chance de acessar o perfil dele no Facebook e me informar mais sobre.
Sei lá, talvez filosofia não seja a minha área...
Fonte: Reprodução/Internet.
Comentários finais
Para finalizar, como afirmei, o Sr. Ghiraldelli é inocente até que se encontre o culpado. Talvez este episódio sirva como exemplo de que tudo tem um certo limite, até mesmo a liberdade de expressão. E neste caso estou de acordo com tal limite, não se trata de uma ofensa a pessoa, como um simples xingamento, mas de um crime previsto no Código Penal e com uma possível punição de detenção, ou seja, alguém poderá passar um tempo na cadeia pelo o que aconteceu.
E já que a PEC-37 foi derrubada a um tempo atrás, que o MP atue na investigação ou acione os devidos órgãos técnicos, seja da Polícia Civil ou da Polícia Federal, buscando identificar o culpado, ou os culpados. Ou seja, o MP tem que fazer o seu dever e atuar!
Ao Sr. Ghiraldelli que falou sobre a fragilidade das redes sociais, talvez seja o caso dele repensar o meio que atua nestas e busque se salvaguardar de possíveis ataques, já que alega ter sofrido não só este, mas como outros ataques. Longe de mim querer me meter na vida das pessoas, mas a segurança dos seus perfis também depende do Sr., e já que é uma pessoa pública, busque meios eficientes de se proteger, e caso ocorra algum problema, acione as autoridades competentes.
A Sr.ª Sheherazade, busque os meios possíveis para que tal fato não seja esquecido e que se faça Justiça! Particularmente quase não concordo com o que esta Sr.ª opina/comenta, mas me solidarizo com ela neste momento e desejo que possa obter uma célere resposta da Justiça.
Então é isso, agora é esperar e ver o que acontece, com a esperança de que não seja mais um caso esquecido neste país!

Nenhum comentário:

Postar um comentário